Johnny Bower – #1

John William Bower (nome de batismo: John Kiszkan, nascido em 8 de novembro de 1924 em Prince AlbertSaskatchewan), apelidado de “A muralha da China”, é um goleiro do Hall da Fama do Hockey.

Carreira

Bower serviu ao Exército Canadense durante a Segunda Guerra Mundial na Inglaterra, entre 1940 a 1943, e foi dispensado devido a uma artrite reumatóide. Após a guerra, Bower retornou a Prince Albert em 1943 para jogar hockey na liga junior e na AHL — principalmente pelos Cleveland Barons — por onze temporadas no final dos anos 40 e anos 50, e provou-se como o melhor goleiro da época, ganhando inúmeros prêmios e liderando seu time a 3 títulos da Calder Cup.

Durante seu primeiro ano jogando na liga profissional, ele mudou seu nome de John Kiszkan para Bower, para facilitar a vida dos comentaristas esportivos.

Ele finalmente foi escolhido pelo New York Rangers para a temporada 1953–54, mas foi enviado novamente para as ligas menores na temporada seguinte. Somente voltou aos Rangers em 1954–1955, antes do Toronto Maple Leafs ter interesse por ele no Draft Inter-Liga de 1958. Ele jogaria 11 temporadas inteiras pelos Leafs, o restante de sua carreira.

O ponto alto de sua carreira na NHL foi durante o período em que os Leafs ganharam 3 Copas Stanley consecutivas no início dos anos 60 (196219631964).

Após a vitória em 1962, Bower reclamou de Bobby Hull, ala esquerda do Chicago Black Hawks e seu devastador slap shot (potente chute ao gol), mais potente que o do ala esquerda do Montreal CanadiensBernie Geoffrion.

Sua carreira seria prejudicada pela deficiência visual, mas, apesar disso, ele continuou a ser um goleiro de primeira linha. Ele era conhecido por sua forma corajosa e estilo diferente de jogo, e ganharia outra Copa Stanley em 1967 quando uniu suas qualidades às de outro membro do Hall da Fama ( Terry Sawchuk ). Ele é o segundo goleiro mais velho a jogar na final da Copa Stanley, com 42 anos, 5 meses e 13 dias de idade. (Veja Lester Patrick ). Bower afirmou: “Eu não estava tão feliz assim em ver que o sistema de dois goleiros tinha chegado. Eu queria jogar tantos jogos quanto pudesse.” Mas Bower e Sawchuk dividiram o Troféu Vezina como os melhores goleiros da NHL em 1964-1965 . Em 1969, Johnny se tornou o goleiro mais velho a aparecer em um playoff da Copa Stanley, com 44 anos, 5 meses e 28 dias. Sua última temporada completa foi a de 1968-1969 . Ele jogou seu último jogo em 10 de dezembro de 1969, uma derrota de 6-3 para o Montreal , e em 19 de março de 1970, Johnny anunciou publicamente sua aposentadoria oficial, quatro meses após seu quadragésimo sexto aniversário. Quando perguntado, em função de sua aposentadoria, se ele podia revelar sua verdadeira idade, ele respondeu: “Se você não sabe até agora, você nunca vai saber”.

Estatísticas de sua carreira incluem: 552 jogos, 250 vitórias, 195 derrotas, 90 empates, 37 shutouts (jogos sem tomar gols), e uma média de gols sofridos por jogo (GAA) de 2.51. Além disso, ele continua a ser o líder da AHL em shutouts na carreira.

Bower foi eleito para o Hall da Fama do Hóquei , em 1976, e ao Hall da Fama da AHL em 2006. Em 1998, ele foi classificado como número 87 na lista dos 100 melhores jogadores de hóquei. Ele foi treinador adjunto dos Leafs entre 1976 e 1978. Bower também é membro do Hall da Fama dos Esportes de Etobicoke desde 1994. Bower é casado com a mulher, Nancy, tem um filho, duas filhas e seis netos e reside em EtobicokeOntario . Em janeiro de 2004, Bower foi estampado em um selo postal. Em 2005, a Royal Canadian Mint caracterizou Bower em uma moeda comemorativa (sem circulação) de cinqüenta centavos, como parte de um conjunto de quatro moedas de Lendas do Toronto Maple Leafs. Em 2007, foi anunciado que Bower receberia uma estrela na Calçada da Fama do Canadá .

Premiações

  • Hap Memorial Award Holmes (o melhor goleiro da AHL, 3 vezes)
  • Vezina Trophy (2 vezes, naquele tempo era concedido ao goleiro com o menor número de gols sofridos na temporada).
  • Primeiro Time de Estrelas da NHL em 1961.
  • Les Cunningham Award como o jogador mais valioso da AHL por três vezes consecutivas, um dos únicos quatro jogadores na história do hóquei profissional norte-americano, juntamente com Bobby OrrWayne GretzkyPaul Polillo, a conseguir esse feito.
Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: