10/04/2010 – Toronto Maple Leafs @ Montreal Canadiens
É pessoal, a temporada terminou definitivamente para os Leafs. O último jogo da temporada foi exatamente o inverso do primeiro, lá em Outubro de 2009. Os Leafs iniciaram a temporada em casa, contra os Canadiens e perderam, pelo mesmo placar do último jogo, na prorrogação, como no último jogo.
Os Habs jogando em casa, foram apoiados pela torcida e iniciaram a partida em vantagem logo aos 6m14s, com um gol de Andrei Markov. Mas este jogo seria muito especial para um dos novatos dos Leafs, Christian Hanson. Ele náo tinha marcado sequer um gol nos jogos que esteve no gelo, na temporada, mas abriu o placar para os Leafs, empatando a partida aos 9m12s. Infelizmente para os Leafs, Brian Gionta deu nova vantagem aos Habs, aos 16m17, em vantagem numérica e, desta forma terminou o primeiro período.
No segundo período, os Leafs correram atrás do empate novamente e, aos 11m55s, Viktor Stalberg marcou para os Leafs. Os Habs com um bom volume de jogo, voltou a pressionar e aos 18m23s, marcou o terceiro gol com Marc-Andre Bergeron.
Esse foi um jogaço e os Leafs voltaram no terceiro período querendo estragar a festa dos Habs e, enquanto em desvantagem numérica, novamente Christian Hanson empatou para os Leafs aos 03m32s. Para os Habs, o empate já bastava para garantir a presença nos playoffs, já que os Rangers e Flyers ficariam a 2 pontos dos Habs, mas com menos vitórias na temporada, e ainda jogariam somente no domingo. Ao término do tempo regular, o Bell Centre fez a festa, com a classificação aos Playoffs.
Mas na prorrogação brilhou a estrela de Christian Hanson, que deu a assistência para o gol de Dion Phaneuf aos 02m06s.
Os Leafs venceram em Montreal, mas terminaram a temporada na vigésima nona posição, somente à frente do Edmonton Oilers.
Outro ponto um tanto triste é que com essa posição, os Bruins, que receberam o primeiro e segundo draft de 2010 na troca por Phil Kessel, terá chances de escolher entre os 3 melhores no draft!
Bom … agora é esperar que a pós temporada mostre alguma luz no fim do túnel para os Leafs e que a próxima temporada seja a volta dos Leafs aos playoffs, pelo menos!


