Anúncios
Início > Toronto Maple Leafs > NEM 2012, NEM 2022…!!!! Falta de ambição com os playoffs ali pertinho e a revolta face à gestão ruinosa

NEM 2012, NEM 2022…!!!! Falta de ambição com os playoffs ali pertinho e a revolta face à gestão ruinosa

segunda-feira, 21 fevereiro 2011 Deixe um comentário Go to comments

ESTE POST TEM DUAS PARTES DISTINTAS. A EXPLICAÇÃO DA MINHA VISÃO ENQUANTO FÃ, E UMA ANÁLISE AOS ÚLTIMOS NEGÓCIOS DE BURKE

Há uns dias um post meu foi classificado como revoltado… e  eu estou revoltado com o clube da NHL que escolhi seguir (para já, ainda é)…

Vou começar com uma pequena história… Poderá não vos interessar muito, mas ajudará a compreender melhor a minha visão das coisas. Primeiro que tudo, fui e sou, um adepto do futebol.  Portugal vive muito centrado em Lisboa, a capital, e os seus clubes principais (Benfica e Sporting), sempre foram beneficiados, especialmente durante a ditadura, que durou até 1974 (o regime mandava que o “clube do povo”, o Benfica, fosse praticamente sempre tricampeão, e o Sporting (tradicionalmente de classe social mais elevada) de vez em quando também ganhava). No Porto, segunda cidade do país, residia o Futebol Clube do Porto, o estandarte do país contra o poder sugador da capital (embora a maioria do povo tenha sido doutrinada para gostar do Benfica). Bastaram 3 anos para a explosão: em 77 o FCP era campeão. Desde aí tem sido uma marcha imparável, especialmente desde 84 (tinha eu sete anos). O FC Porto, foi a finais de competições europeias, foi 2 vezes campeão europeu, 2 vezes campeão do mundo, 1 vez penta-campeão, 1 vez tetra-campeão, e tornou-se o clube com mais títulos em Portugal (ainda faltam alguns campeonatos para apanhar o Benfica, mas lá chegaremos). O FC Porto é um clube regido por uma disciplina férrea. O presidente é presidente há quase 30 anos. ENTRA SEMPRE EM CAMPO PARA GANHAR. Eu sou sócio. EXIGIMOS o máximo aos jogadores, quem não está à altura de ser um jogador “À PORTO” vai embora. Jogador ou treinador. A mentalidade ganhadora levou-nos ao topo do mundo, e NÃO SE ACEITA menos que 110%. A torcida nas bancadas do estádio não perdoa e somos os maiores críticos da nossa equipa, mesmo em comentários em jornais desportivos. Basta dizer que mesmo as outras equipas querem jogar “À PORTO”. Elas mesmas o dizem. Em 2009/2010, o campeão foi o Benfica, após um Tetra nosso. Achamos que fomos prejudicados, por isso este ano queremos ganhar o campeonato com muito avanço e uma competição europeia. Não ter esta ambição seria IMPENSÁVEL para um adepto do FC Porto e para os seus colaboradores, equipa técnica e direcção. E mais uma vez, vingar-nos de Lisboa.

Ora, na altura de conhecer o hóquei, fui irremediavelmente atraido pelo azul e branco de Toronto (apesar de ter os Devils também no coração, desde a minha entrada no Prudential Center em Newark – como o Christian quando viu o Sundin e os Leafs em Atlanta). O que é triste é que os Toronto Maple Leafs e a cidade de Toronto e a Leafs Nation se comportam muito mais como (entrando num paralelismo) o Benfica de Lisboa, e os Montréal Canadiens muito mais como o FC Porto (e Toronto comporta-se como a capital autoritária – não o sendo, mas é de facto a capital informal e financeira e estratégica do país, enquanto Montréal vai sendo marginalizada). Daí uma simpatia crescente pelos Habs e Montréal (que seria impossível de conjugar se eu estivesse embrenhado no hockey desde criança), e uma irritação constante com os Leafs. Talvez seja a atitude “WASP” que separe os dois clubes, que me ajude cada vez mais a ver estas semelhanças.

Futebolisticamente, detesto clubes como Benfica, Real Madrid, Bayern Munique, Arsenal (quase todos, clubes “intocáveis”, protegidos…) e defendo equipas como o FC Porto, Barcelona, Tottenham. Os Leafs e a Leaf Nation comportam-se exactamente como os adeptos aburguesados desses clubes (o Benfica ainda hoje fala de ter sido bicampeão europeu há 50 anos!!!!), só que só pagam, pagam, sofrem e não têm retorno. Eu não me revolto com a falta de retorno (paixão é paixão e clube é clube), mas revolto-me quando nada é feito para alterar as coisas e quando os fans se conformam. SIM, PORQUE VÃO CONTINUAR A ENCHER O AIR CANADA CENTRE, VÃO CONTINUAR A ESPERAR A STANLEY CUP, VÃO PAGAR BILHETES DE ÉPOCA CARÍSSIMOS, VÃO CONTINUAR A MONOPOLIZAR AS TRANSMISSÕES DE TV COM PERFORMANCES DE LEVAR ÀS LÁGRIMAS. E VÃO SEMPRE DIZER: “PARA A PRÓXIMA ÉPOCA É QUE É!!!!!!!”.

Últimos negócios de Burke (COM OS LEAFS A 7 PONTOS DOS PLAYOFFS, OU SEJA, PERFEITAMENTE ALCANÇÁVEL… olhem só para os Devils):

1- SAI Kris Versteeg, um dos melhores jogadores de Toronto, embora sem muitos colegas à altura para poder brilhar, MAS ao lado de quem se podia construír uma boa linha de ataque, e tanto se sabe que é bom, pois ganhou a Stanley Cup, os Blackhawks tiveram de o largar por causa do cap, e foi “pescado” por uma equipa que QUER ser campeã….  E OS LEAFS ganham em troca…. uma Primeira e uma Terceira Pick dos Flyers…. Tendo em conta que a Primeira dará lugar a um pick entre o 25º e o 30º melhor jogador, é uma excelente troca….. (estou com a ironia ligada a 100%);

2- Com Giguere lesionado e com poucas hipóteses de uma boa troca, lá Kaberle aceitou deixar passar a cláusula de “no-trade”. Vá lá, todos pensávamos, este, apesar dos anos que deu aos Leafs, por bom que seja a defender (e não é nenhum sobredotado, muito longe disso), TEM MEDO de rematar (é um dos grandes mistérios de Toronto), mas pode render uma boa troca. Então, a 7 pontos dos playoffs e perto de ter uma oportunidade histórica (neste momento um simples 8º lugar DARIA LUGAR A UMA PARADA EM TORONTO……), Burke, em mais uma tirada de génio, trocou Kaberle por jogador(es) valioso(s)/bom(ns)? Trocou por draft picks de equipas do fundo da tabela??? Não…. isso pareceria demasiado previsível e podia de facto reforçar os Leafs. Então o “mágico Burke” vai e faz negócio com as malditas abelhinhas dos Bruins, outra das equipas de top da NHL (deve haver muita gente a pensar que ele recebe dois salários, um dos Leafs e outro dos Bruins – depois do “magnífico” negócio Kessel, agora este…. se ele não recebe, devia pedir um salário à administração dos Bruins, porque só os ajuda a eles); Burke troca Kaberle por Joe Colborne (para já, nenhuma perspectiva de vir a ser uma estrela), uma Primeira escolha dos Bruins em 2011 e uma condicional em 2012 (que até duvido que seja conseguida, pelos termos impostos). Mais uma jogada brilhante.

Então com os playoffs ali ao lado, Burke trata de meter travão na marcha dos Leafs, livra-se de 2 jogadores importantes na equipa e troca-os por primeiras escolhas de equipas que vão ficar para o final no draft. Para mais, um draft pick, mesmo que seja o 1º, nunca é garantia de nada….

Parabéns Burke por teres desperdiçado a oportunidade única de levar aos playoffs os Leafs e dares uma pequena alegria a milhões de fans…. És um verdadeiro patriota dos Estados Unidos da América, pois conseguiste destroçar as esperanças de milhões de canadianos para dar o 8º lugar a uma equipa americana (não tenham ilusões, os Habs serão a única equipa canadiana nos playoffs do Leste).

É URGENTE DESPEDIR BURKE E WILSON. Pode argumentar-se que já agora que terminem a época… Não, a troca devia ser feita já, para ainda dar uma oportunidade ao novo GM e treinador para consertar danos na equipa e prepará-la minimamente antes da próxima época, sem ficarem tão condicionados pelas opções deste Duo Maravilha.

Anúncios
Categorias:Toronto Maple Leafs
  1. Andre
    segunda-feira, 21 fevereiro 2011 às 9:20

    Concordo com coisas, descordo de coisas.
    Primeiro, voce afirmar que o time não irá aos playoffs, é torcer contra. O time teve um crescimento enorme nas ultimas partidas e diminuimos uma distancia quilométrica para apenas 7 pontos. Ou seja, saimos do impossivel e fomos ao provavel. O tão iponente Habs que voce vem falando, vem tendo um dos piores desempenho pós all star games, e vem sofrendo derrotas atras de derrotas, e a garantidissima vaga de playoffs deles, ja pode estar ameaçada. Estão com 69 pontos, e dos ultimos 10 jogos perderam 6, exatamente o oposto dos Leafs.

    Apesar do Lupul estar fazendo bons jogos com nossa camisa, concordo que as trocas não foram as das mais felizes, e que o time pode ate ir aos playoffs, porem dificilmente irão a stanley cup.

    Concordo que a torcida é bem pacifica quanto tudo que acontece, o time ta mal e nao tem pressão. E uma coisa que concordo demais mas demais com voce mesmo, é a demissão so Wilson. É um excelente técnico, os numeros provam isso, mas não foi nos Leafs a sua melhor atuação. Devils trocou de técnico e conseguiram embalar um numero de vitórias incriveis saindo da ultima colocação para uma possivel vaga nos playoffs. Lembrando o Devils tem o MESMO TIME, só mudou o técnico. Agora vem me dizer que tecnico não ganha título?

    Sangue novo, moral nova, adeus Wilson

    • joaoneves77
      segunda-feira, 21 fevereiro 2011 às 9:43

      Caro André, não torço contra!!!! Tenho ali no armário a minha jersey reebok dos Toronto Maple Leafs comprada na NHL Store em Manhattan…. e não saí de lá com mais material porque causa dos preços.
      “Não irá” é uma previsão. E não irá, PORQUE Burke nem acredita, nem mostra vontade. Esse provável é uma esperança no coração de cada Leaf, enquanto “quem manda” está a fazer negócios que transformarão o “provável”, num “altamente improvável”. Se se recuperou tanto terreno, era hora de reforçar a equipa, não de a depauperar.
      Quanto aos Devils, Lamoriello deu-lhes 3 Stanley Cups e soube reconhecer que o treinador não servia. TALVEZ ainda vá a tempo de consertar as coisas. Nos Leafs há nepotismo. Trabalhar com amigos dá nisto.
      Quanto aos Habs, estão numa “cold streak” (o Heritage de ontem foi terrível, com muitas queixas do estado do gelo, mas como disseram com fair-play, foi igual para Flames e Habs…), mas pode crer que a torcida e a gestão deles vai pressionar a sério para reduzirem a distância para Boston. Se for preciso (e eu NÃO apoio isso), haverá motins nas ruas de Montréal e automóveis incendiados.
      O que se pedia era que a Leaf Nation deixasse de ser tão amorfa, tão politicamente correcta e mais interventiva. Os Leafs não são carneiros e estão a ser tratados como tal. Será sempre o clube deles sem receberem nada em troca. VIVA O ATIRADOR DE WAFFLES (que mesmo assim pagou o bilhete para ir ver…).

  2. joaoneves77
    segunda-feira, 21 fevereiro 2011 às 9:54

    Uma ideia para Burke: e que tal trocar Reimer por um 1st pick dos Canucks??? Nada mal, hã? Parece um negócio mesmo feito “à la Burke”…..

  3. cnbeiro
    segunda-feira, 21 fevereiro 2011 às 12:36

    Oi João e André!

    João, parabéns pelo post! Concordo com você, só sou menos radical!

    Acho que os torcedores de Toronto estão aguardando a classificação, ou não, aos playoffs e que tanto a mídia, quanto os torcedores farão ações para demonstrar que estão disgostosas quanto á situação da equipe e da não classificação desde o lockout (recorde para a equipe em toda a sua história)!

    Também estou reticente quanto às trocas, pois tudo bem que conseguimos escolhas de primeira rodada, mas de times que estão em condições de chegar até a Stanley Cup … O que não nos dá nenhuma chance de conseguir um jogador novo que possa se tornar franchise player! Mas ainda vou me resguardar quanto a isso e aguardar o fechamento da janela de trocas (final do mês, dia 28). Ainda acho que Brian burke vai fazer mais alguma troca até a data … talvez até mesmo envolvendo uma das escolhas de primeira rodada adquiridas nas trocas … Até o momento não fiquei nada contente em ter as escolhas do draft, dispondo de Versteeg, Kaberle e Beauchemin. E Joffrey Lupul tem até que melhorado jogo a jogo …

    Ainda acho que dá pros playoffs, e que mesmo assim, a pressão deve ser feita para termos, finalmente uma equipe competitiva, que consiga nos trazer a Stanley Cup … e não somente nos classificar aos playoffs …

    Ainda acho que Ron Wilson é muito apático … não demosntra energia no banco … não grita com a equipe … não motiva, além do fato dele não ter tido bom relacionamento com Versteeg e Kaberle (veja o fato de retirarem o A do Kaberle) …

    Bom … é isso … concordo que temos que cobrar mais … e que Wilson deve sair … mas ainda espero algum movimento de xadrez do Burke …

    Abraços

    • joaoneves77
      segunda-feira, 21 fevereiro 2011 às 14:53

      cobrar, sempre cobrar mais….
      tirando as conferências de imprensa, sempre que vejo Wilson na TV, ele está hirto como um mordomo, atrás do banco de jogadores. não fala para a equipa, não gesticula, não dá indicações… é igual se estiver a ganhar 4-0 (I wish… lolol), ou a perder 4-0…

      mas Burke está a destruir tudo. os playoffs pareciam impossíveis. agora estão “mesmo ali” e até dá dó ver fugir a hipótese..
      quanto à Leaf Nation, está mesmo mergulhada numa apatia que só visto.

      tenho de me repetir, mas como os desportos norte-americanos sofreriam uma reviravolta ENORME se adoptassem o sistema Promoção-Relegação como todo o mundo tem. em vez disso tem aquele sistema comunista (a ironia: os Estados Unidos são comunistas no desporto).
      ainda li há tempos um comentário de Kasey Keller (futebolista americano que esteve na Premier League em Inglaterra): “quando assinei o meu contrato pelo Fulham FC estava lá escrito que era um contrato de Premier League, e que se fôssemos relegados, o salário baixaria entre 30-50%. Conseguimos a manutenção num jogo fantástico contra o Portsmouth, no último jogo da época, e não houve emoção que ultrapassasse isso….” (não estou a traduzir literalmente, mas de memória).
      eu também acho que Burke ainda não terminou com os negócios antes do deadline, mas já não acredito :(((( (e vários jogadores dos Leafs já devem estar com as reservas feitas nas estâncias de golf :((( )
      abraços a todos

    • renattomd
      terça-feira, 22 fevereiro 2011 às 2:29

      Belo texto, João!
      Concordo com você, mas mais na linha do Christian.
      Em uma entrevista, perguntaram para o Burke se ele estava confiante com o elenco dos Leafs numa possível pós-temporada. O Burke respondeu algo do tipo “Chegar lá e ser escurraçado no primeiro ‘round’ não é comigo”. Espero que, com isso, ele quisesse dizer que vêm reforços por aí. Por isso, vou esperar até o dia-limite das trocas para falar alguma coisa (apesar de ter achado a troca do Versteeg uma babaquice).

      E concordo com o que falaram sobre o Wilson: ele parece um boneco no banco!
      O Christian lembrou bem do relacionamento mais-ou-menos entre ele e Kaberle e Versteeg, mas eu gostaria de lembrar também que Kessel, no começo do mês, chegou a dizer “Na verdade, eu e Wilson não nos falamos” dando a entender que o relacionamento entre os dois é estritamente o básico (isso é, se existir relacionamento entre os dois).

      [Link para a entrevista do Burke na rádio: http://mapleleafs.nhl.com/club/news.htm?id=553116
      Link para o artigo sobre Kessel e Wilson: http://www.theglobeandmail.com/sports/hockey/leafs-beat/phil-kessel-sounds-off-on-coach-ron-wilson/article1896637/
      Os dois links estão em inglês.]

  4. Lucas Ferreira
    terça-feira, 22 fevereiro 2011 às 5:05

    João, parabéns pelo post.
    Concordo com tudo que falou, até mesmo com a parte de futebol.
    Sou neto de portugueses por parte de pai e desde cedo acompanho o futebol português.
    Todos da família torcem para o Benfica, menos eu que torço pelo Porto e meu pai, que apesar de ser brasileiro morou a infância toda em Portugal, que torce pelo Belenenses.
    Inclusive estive em Portugal em Junho/Julho do ano passado e tive o prazer de visitar o Estádio do Dragão.

    • cnbeiro
      terça-feira, 22 fevereiro 2011 às 8:36

      Lucas e João … Obrigado mais uma vez pelas contribuições … Só queria adicionar aqui que minha esposa e a família dela são portugueses, da Ilha da Madeira … mas não sei se meu sogro torce por algum time de futebol português, além da nossa portuguesa aqui de São Paulo!

      Quanto aos Leafs … vamos destruir os islanders hoje e pegar os dois pontos deste jogo!!!!

      GO Leafs GO

      • joaoneves77
        terça-feira, 22 fevereiro 2011 às 9:48

        tem de torcer pelo Vasco no Rio, que é o “outro” clube português 🙂 ….
        este blog parece-me o mais participado entre os blogs dos clubes NHL!!!! tenho andado a ver os blogs dos “adversários” e pouco postam, e há sempre poucos comentários.
        mais uma vez os Leafs têm a torcida mais participativa e numerosa!!!!
        agora precisamos é de uma equipa (E EQUIPA TÉCNICA!!! 🙂 ) a esse nível…
        DESTRUIR OS ISLANDERS COM SHUT-OUT DE 7-0 era LINDO!!!!!!

  5. joaoneves77
    terça-feira, 22 fevereiro 2011 às 7:55

    LUCAS E RENATO:

    Caro Lucas, o meu pai também torce pelo Belenenses!!!! ehehehe, que coincidência!!! há uma geração mais antiga do tempo em que haviam “4 grandes”…
    O Estádio do Dragão é lindo, é soberbo, e cheio é arrepiante (só é frio como tudo no Inverno lol). AMANHÃ VAMOS ELIMINAR O SEVILHA DA LIGA EUROPA!!!! (ganhámos em Sevilha 2-1 na semana passada). Aproveito o paralelismo para dizer que o Sevilha tem um orçamento muito superior e os jogadores são muito mais bem pagos do que os do Porto… por isso esse comunismo dos desportos americanos tira a magia toda do desporto.

    Caro Renato: essa do Burke é desculpa de mau perdedor. Ele diz que não quer levar uma “sweep”. Então, pelo rumo que está a tomar, NÃO quer ir aos playoffs, porque se está a centrar em adquirir picks e “despachar” jogadores influentes. Só quer ir aos playoffs quando tiver uma equipa pronta a ganhar a Stanley Cup?? Isso então lá está, nem em 2022… Não queria bater na mesma tecla, mas os “Montrealenses” não empurraram os Habs (8º confª Leste) até às finais da Conferência? E não foram humilhados pelos Flyers. Podiam ter chegado a discutir a Stanley com os Blackhawks… (obrigado pelos links!!!!! ;))

  6. cnbeiro
    terça-feira, 22 fevereiro 2011 às 9:59

    João … você tem alguma informação de como é a torcida européia da NHL? Tem muita gente que acompanha? Sei que no Reino Unido, Alemanha e na Croácia tem torcedores dos Leafs, pois tenho contato com eles pelo twitter! Mas e em Portugal, Espanha, países nórdicos, etc?

    • joaoneves77
      terça-feira, 22 fevereiro 2011 às 10:34

      em Portugal, a torcida é pouca e praticamente consiste de “viciados” (no bom sentido) dos jogos NHL.
      você pode visitar e inscrever-se em http://www.nhlpt.net/forum/
      eu próprio ainda não estou inscrito (são só 56 membros e tem poucos posts), mas estou a pensar começar a participar.
      conseguiu-se há pouco tempo que o canal cabo premium Sporttv começasse a transmitir jogos, mas sai caro (além do pacote que você paga por exemplo de 40€ tv, só a Sporttv são mais 27€….). Aí há um grupo de fans que troca muitos emails com os comentadores, mas eu só raramente assino a Sporttv e muitas vezes não vejo os jogos. Só começam à meia-noite (19h na costa leste…) e as equipas são pouco interessantes (nada de Leafs, Habs vi uma vez…, você vê Coyotes, Thrashers, Dallas… não sei que acordo eles têm…). Além do mais temos “gratuitamente” a ESPN America que transmite muitos jogos e mais variados (deve ser por isso que há tão poucas transmissões da Sporttv).

  1. segunda-feira, 21 fevereiro 2011 às 10:42

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: