Anúncios
Início > Air Canada Centre, NHL, Pré-temporada > Air Canada Centre Tour

Air Canada Centre Tour

segunda-feira, 19 setembro 2011 Deixe um comentário Go to comments
Air Canada Centre

Image via Wikipedia

Este é mais um post sobre algo que fiz nas minhas férias! Um passeio pelo Air Canada Centre (ACC) para conhecer quase tudo da arena e lar dos Leafs!

Era dia 24/08 e reservei este dia para uma visita ao ACC. Os ingressos ao ACC Tour custam 20 dólares e são vendidos na RealSports.

Após comprar os ingressos, num dia meio frio e chuvoso, aliás o primeiro dia assim em toda viagem, nos unimos a um grupo ao lado de uma das portas do ACC, aguardando o horário do nosso Tour – 11:00!

Com a confirmação de compra dos tickets para o tour, recebemos todos um card com a foto de um jogador e informações sobre ele.

Quando o Tour começou, o guia, sempre muito simpático, começou a contar sobre o ACC, os Leafs, a história do prédio, que inicialmente era dos Correios, o significado da escultura ao lado de fora do ACc, formada por 3 tubos com perfurações em formato de estrela e que fica aceso à noite (), e fomos caminhando para dentro do Hall de acesso ao ACC. Passamos a entrada principal e o guia nos mostrou fotos de como era o Air Canada Centre antes de uma reforma. Pelas leis da cidade, prédios históricos, quando renovados, devem manter parte da estrutura antiga para mostrar sua história! Foi então que saímos para a calçada mais uma vez.

O guia nos mostrou marcações no chão, com uma coluna para os campeonatos, três círculos e a inscrição “Stanley Cup“, nas temporadas em que o time de Toronto havia ganho o título! Porém o interessante era que os valores que deveriam estar nos círculos era o número de vitórias, derrotas e empates durante a temporada! Eu logo pensei que os números haviam sido apagados, mas eles deveriam ser lidos, olhando para cima, em colunas de metal que pendiam do teto!

Após essa surpresa, que acredito que eu não repararia sozinho, finalmente adentramos o Air Canada Centre! Logo de cara, assistimos a um vídeo com o locutor dos Leafs, Joe Bowen, onde ele nos mostrava como o rink de patinação se transformava em quadra de basquete e vice-versa! O processo demora seis horas para acontecer e a quadra de basquete é montada sobre o gelo, como num quebra cabeças e, depois um verniz é passado na quadra para vedar qualquer imperfeição que possa haver! O interessante é que para um jogo de basquete existe a disponibilidade de 1000 lugares adicionais, aqueles mais próximos à quadra! Tais assentos são iguais aos já existentes no restante do ACC, com a diferença que já vêem montados em estruturas móveis! É incrível o trabalho de deixar tudo isso pronto em apenas 6 horas! Também vimos, pelo vídeo, um mural contendo o nome de todos os jogadores que já entraram no gelo, defendendo os Leafs, mesmo que tal jogador somente tenha jogado poucos minutos pelos Leafs, e o vestiário dos Leafs, com frases motivadoras escritas nas paredes, recursos audiovisuais para que o técnico explicasse as jogadas e estratégias à equipe, etc. Ao final Bowen citava que muito poucas pessoas tinham acesso ao vestiário, um dos locais mais “sagrados” para os Leafs!

Dando continuidade ao tour, fomos conhecendo o prédio e pudemos ver que a equipe do ACC estava montando o rink, ainda sem gelo, para que o gelo pudesse ser criado e pintado com as marcações (linhas azuis e central, além dos círculos de face-offs) e os logotipos dos Leafs! O gelo é feito da seguinte forma: inicialmente meia polegada de gelo é criada e então os serviços de pintura são iniciados. Após a pintura, uma nova camada de 1 polegada e meia de gelo é criada deixando o gelo com o total de 2 polegadas, aproximadamente 5 cm! Foi interessante também ver as cadeiras “montáveis” e as paredes do rink sendo instaladas.

 

Também fomos levados para o vestiário dos Raptors, onde uma das portas tinha uns 2,5 metros de altura para que até mesmo o maior jogador na liga pudesse passar por ela sem abaixar a cabeça! E para o vestiário dos times visitantes no ACC, tanto para basquete quanto para hockey. O vestiário é bem simples, sem muito conforto, incluindo a sala para atendimento médico. Nada de TVs ou telas de LCD para explicar estratégias aos jogadores. É disponibilizada apenas uma lousa com giz, como nas escolas brasileiras. Essa é o padrão para toda a liga e, portanto, quando os Leafs jogam fora de casa, utilizam-se desses vestiários totalmente desprovidos de conforto. O interessante é que o time da casa lava os uniformes do time visitante após a partida.

Neste momento criou-se um suspense, pois chegamos à porta do vestiário dos Leafs … mas infelizmente não pudemos entrar … o vestiário somente é acessado por membros da equipe e nem mesmo grandes estrelas da música, quando vão se apresentar no ACC, se utilizam deste local. Uma das poucas exceções foi a Madonna. Esta hora fiquei um pouco decepcionado com o Tour, pois conhecer o vestiário seria algo dos sonhos! Poder sentar e tirar uma foto dentro do vestiário seria demais!

Também tivemos acesso à sala de imprensa, com os painéis de patrocinadores dos Raptors, Leafs e Toronto FC. É a sala onde os jogadores e o técnico dão entrevistas após o jogo e que, dependendo do resultado da partida, pode ter um clima mais, ou menos, amigável!

Como última parte dessa tour nas áreas baixas do ACC, chegamos pelo corredor onde os jogadores vão para o gelo e, inclusive acessamos a área onde seria criado o gelo, ou seja, posso dizer que pisei no rink do ACC!! Muito emocionante pensar na visão dos jogadores, com o ACC cheio!

Depois de conhecermos a parte baixa, subimos e conhecemos os camarotes, o local onde os comentaristas acompanham a partida e até chegamos numa sala próxima à que Burke utiliza para acompanhar as partidas! A visão, apesar de distante do gelo, é ótima!

Este slideshow necessita de JavaScript.

A visita vale à pena! São aproximadamente duas horas de visita e o único ponto ruim foi não ter conhecido o vestiário dos Leafs!

Um grande abraço a todos!

Anúncios
  1. renattomd
    quinta-feira, 29 setembro 2011 às 19:32

    Caramba!!
    Muito legal seu texto!
    Ter visto esses detalhes (a montagem da arena, as colunas no teto, sala de imprensa etc) ‘in loco’ deve ter sido incrível, hein!!
    Mas sacanagem não terem deixado entrar no vestiário dos Leafs!! hehehe

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: