Kyle Dubas é contratado como Gerente Geral Assistente
Dubas passou os últimos três anos como Gerente Geral do Sault Ste. Marie Greyhounds da Ontario Hockey League; ele usou dados analíticos e outras métricas avançadas para desenvolver sistemas e criar um elenco que levou os Greyhounds do último ao primeiro lugar na Divisão Oeste da OHL em apenas três anos. E ele fez tudo isso sendo o mais novo Gerente Geral da OHL e segundo mais novo na história da liga.
Este feito foi suficiente para atrair a atenção e interesse de Shanahan, que foi contratado como presidente do time em Abril.
“Eu não ligo para a idade de uma pessoa,” afirmou Shanahan durante uma conferência no Air Canada Centre. “Ele trabalha de maneira ética. Eu somente estou procurando por pessoas talentosas, e quanto mais eu conheço ao Kyle, mais eu tenho certeza de que é alguém com muito talento.”
Shanahan indicou que quando ele foi contratado, ele queria encontrar novas idéias para ajudar a melhorar uma franquia que chegou aos playoffs somente uma vez desde 2004. Dubas se encaixa nesta descrição.
“Ele trabalha duro. Ele é alguém que aplicou seus conhecimentos de uma forma prática,” atestou Shanahan. “Ele gerenciou uma equipe. Ele aceitou os desafios. Mas ele não está atado a velhas idéias. Ao mesmo tempo, eu acho ele uma pessoa muito respeitosa e aberta a outras idéias; uma das primeiras coisas que ele disse para mim foi que ele sentiu que essa é uma grande oportunidade para aprender ainda mais.”
Dubas disse que mesmo depois que Shanahan o contatou, que “isso não foi como uma oferta sem escolha, que seria somente aceitar”, mas que aceitou a proposta pois vê a oportunidade de fazer a diferença.
“Eu fiquei entusiasmado com minhas conversas com Brendan, e ainda mais com minhas conversas com Dave sobre como ele vê o jogo evoluindo,” disse Dubas. “Aquela foi uma das mais excitantes partes do processo, saber que eu ingressaria e seria ouvido e ajudaria o máximo possível e ainda aprenderia com o Dave, que também foi um gerente geral assistente muito jovem quando começou sua carreira.”
Shanahan disse que a estratégia analítica da franquia necessitava melhorar, e que Dubas será a pessoa chave para dosar e misturar as novas e velhas idéias em uma nova fórmula vencedora.
“Sem querer criticar a antiga gestão, mas eu acho que ele traz uma nova perspectiva,” disse Shanahan. “O que é mais importante para mim é que ele não apenas fala sobre isso, ele vive isso.”
“Ele tem uma grande apreciação e conhecimento de análises de jogo. Mas ele também tem conhecimento das complexidades e instintos que viverem que ter quando coca um produto no gelo. Nós trouxemos Kyle para influenciar toda a organização de uma forma positiva. Esse não é apenas um cargo ou trabalho específico para ele; eu acho que ele é alguém que quer estar envolvido em muitas coisas.”
Os Leafs também anunciaram a saída de Dave Poulin e Clause Loiselle. Ambos foram contratados por Brian Burke e permaneceram quando ele foi substituído por Nonis em 2013.
Poulin foi o vice presidente de operações de Hockey nos Leafs, e Loiselle foi vice president e gerente geral assistente. Shanahan disse que ainda está buscando outras contratações com potencial de “nos fazer tão eficientes quanto podemos ser como clube.”
———————————————————————-
Parece ter sido uma boa adição aos ameaça, já que une juventude, idéias novas e uma certa experiência a um time de gestão experiente. Desejo boa sorte a Dubas e que seus métodos de análise ajudem nossa equipe a montar uma melhor equipe, que nos leve de volta ao topo da liga e à tão sonhada e aguardada Stanley Cup!!
Obrigado a Loiselle e Pulin pelo trabalho desenvolvido até então!
Go Leafs Gooooooo