Anúncios
Início > NHL, Toronto Maple Leafs > Forbes – Toronto Maple Leafs vale 1 bilhão de dólares

Forbes – Toronto Maple Leafs vale 1 bilhão de dólares

quinta-feira, 29 novembro 2012 Deixe um comentário Go to comments
Logo (1938/39–1966/67); used on their alternat...

Logo (1938/39–1966/67); used on their alternate white uniforms from 2000/01-2010/11 (except in 2007/08). (Photo credit: Wikipedia)

Ontem a revista Forbes divulgou uma análise do valor das franquias da NHL com base em algumas informações de transações ocorridas ultimamente, como a compra do St. Louis Blues por 130 milhões de dólares e a venda da parte pertencente ao Plano de Pensão dos Professores de Ontario, do Maple Leafs Sports and Entertainment – MLSE, com direitos sobre o Toronto Maple Leafs, Toronto Raptors, Toronto FC, além de direitos de uso do Air Canada Centre, para a Bell e Rogers, gigantes canadenses das comunicações, por 2,05 bilhões de dólares. Com base nisso, o valor estimado de mercado do Toronto Maple Leafs é de 1 bilhão de dólares.

A Forbes identificou que a distribuição de valor entre times ricos e pobres é muito desigual. Os times mais valiosos – Maple Leafs ($1 bilhão), New York Rangers  ($750 milhões), Montreal Canadiens ($575 milhões), Chicago Blackhawks ($350 milhões) e Boston Bruins ($348 milhões) – valem  em média $605 million. Os 5 times menos valiosos – Carolina Hurricanes ($162 milhões), New York Islanders ($155 milhões), Columbus Blue Jackets ($145 milhões), Phoenix Coyotes ($134 milhões) e St. Louis Blues ($130 milhões) – valem, em média, somente $145 milhões.

Outro fato importante é uma enorme discrepância no fluxo de caixa. Receitas operacionais (ganhos antes de impostos, taxas, depreciação e anmortização) quase dobraram na temporada 2011-12, para 250 milhões de dólares. Mas os três times mais lucrativos – Maple Leafs ($81.9 milhões), Rangers ($74 milhões), Canadians ($51.6 milhões) – são responsáveis por 83% das receitas de toda a liga, enquanto 13 dos 30 times apresentaram prejuízo.

Com essas informações acima, podemos ter orgulho de, mesmo torcendo para uma equipe que não ganha um título (Stanley Cup) desde 1967, termos uma torcida fiel, que compra artigos do time e que lota o Air Canada Centre em todos os jogos da temporada. Não é por menos que nosso time tem o valor um terço maior que o segundo time da lista, o New York Rangers. Isso tudo nos faz ter ainda mais direito de reclamar de não termos um time competitivo e de estarmos fora dos playoffs desde o lockout anterior. Que quando a NHL voltar, os novos proprietários dos Leafs invistam dinheiro e a gerência seja esperta o suficiente para conseguir comprar ótimos jogadores sem impactar o teto salarial (CAP).

O artigo em sua íntegra no site da Forbes pode ser visto aqui.

A listagem contendo todas as equipes e seus respectivos valores pode ser vista aqui.

GO LEAFS GO

P.S.: NHL e NHLPA … acabem logo com essas discussões e encontrem um meio termo, a tempo de salvar parte da temporada 2012-13! Todos os fãs pedem e aguardam por isso.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: