19/01/2013 – Toronto Maple Leafs @ Montreal Canadiens
Finalmente, após um longo e cansativo Locaute, a temporada 2013 começou. O primeiro jogo dos Leafs foi fora de casa, no Bell Centre, contra o arquirrival Montreal Canadiens.
No gol dos Leafs estava Ben Scrivens que ganhou a posição jogando bem pelos Marlies e no treinamento (training camp) da semana passada. James Reimer ficou como reserva pois não joga desde o final da temporada passada, o que faz com que ele ainda necessite de um tempo para voltar a ter ritmo de jogo.
O jogo também marcou a estréia de Mike Kostka, Léo Komarov e James Van Riemsdyk pelos Leafs e de Colby Armstrong e Brandon Prust pelos Canadiens.
Os Leafs começaram bem o jogo, mas quase tomou o primeiro gol, nos primeiros minutos da partida, num chute de Brandon Prust, mas claramente um jogador dos Canadiens acabou empurrando Ben Scrivens e o gol foi corretamente anulado. Foi Nazem Kadri que abriu o placar aos 4m51s, em powerplay (Erik Cole estava no banco de penalidades desfalcando os Canadiens), e marcou o primeiro gol dos Leafs na temporada, cruzando a frente do gol de Carey Price, recebendo um passe de Phil Kessel e desferindo um belo chute, não defendido por Price, que demorou a se posicionar, pois havia pensado que o puck não havia sido controlado por Kadri! As assistências foram de Phil Kessel e Mike Kostka.
No segundo período, os Leafs continuaram dominando e Ben Scrivens manteve os Leafs com a vantagem no placar com belas defesas. Aos 7m14s, Tomas Plekanec é punido com uma penalidade por ter freado e jogado muito gelo em Ben Scrivens, numa jogada sem a necessidade de tal atitude anti-desportiva. Enquanto Plekanec estava no banco de penalidades, Tyler Bozak se aproveita do segundo rebote de Carey Price (Dion Phaneuf e Phil Kessel) e num chute de primeira (one-timer) marca o segundo dos Leafs na partida.
O terceiro período viu os Canadiens buscando a recuperação e, aos 13m51s, o capitão Canadien Brian Gionta, finalmente consegue marcar o primeiro gol da temporada, diminuindo a liderança dos Leafs pela metade. Após este gol, os Leafs conseguiram controlar a partida e saíram do Bell Centre com a primeira vitória!
O próximo jogo dos Leafs será amanhã, em casa no Air Canada Centre, contra o Buffalo Sabres.
GO Leafs GO – Agora só faltam 47 jogos!
Artigos relacionados
- Kadri, Bozak score as Toronto Maple Leafs top Habs 2-1 (metronews.ca)
- Toronto Maple Leafs beat Montreal Canadiens in NHL opener (thestar.com)
- Kadri, Bozak lead Maple Leafs past Canadiens 2-1 (sacbee.com)
nada como começar o ano ganhando do principal rival na casa deles