13/03/2014 – Toronto Maple Leafs @ Los Angeles Kings
A derrota para os Sharks por 6 a 2 não desanimou a equipe que descansou e foi enfrentar os Kings no Staples Center.
O jogo mal começou e logo aos 01m57s, Marian Gaborik, recém negociado com o New York Rangers, marca o seu primeiro gol com a camisa dos Kings! Aos 16m05s, num powerplay, Anze Kopitar marca o segundo dos Kings e a noite parecia que ia ser um pesadelo para os Leafs, mas um powerplay onde Phil Kessel sofreu hooking, deu aos Leafs a possibilidade de diminuir o placar. E foi o que aconteceu. Dion Phaneuf recebeu o puck em direção ao gol de Jonathan Quick e com muita habilidade marcou de backhand aos 18m13s.
Para o início do segundo período o goleiro dos Leafs, Jonathan Bernier, que estava jogando a sua primeira partida contra sua ex-equipe, foi retirado devido a uma contusão e deu lugar a James Reimer.
Quase os Leafs ficaram sem goleiro pois no segundo período, Reimer foi afastar o puck e acabou recebendo um impacto do patins de um jogador dos Kings em seu capacete e chegou a ficar um pouco zonzo. Caso ele tivesse que ser retirado, os Leafs teriam que adaptar outro jogador ou alguém do Staff técnico no gol, algo que Carlyle já estava pensando e consultando seus auxiliares técnicos. Mas Reimer conseguiu continuar a partida. Aos 03m46s do segundo período, Carl Gunnarsson chuta da linha azul e o puck desvia em Anze Kopitar. Jonathan Quick não conseguiu defender e os Leafs empataram a partida.
No terceiro período, os Leafs estavam em desfasagem numérica durante um powerplay para os Kings, quando Reimer efetua uma linha defesa num chute de Anze Kopitar, com o gol praticamente aberto. Foi a terceira chance de Kopitar na partida, do mesmo jeito, onde Reimer defendeu duas vezes e Bernier uma. Após a defesa, os Leafs partiram num contra-ataque em dois contra um e Mason Raymond conseguiu marcar o gol da vitória, virando a partida.
Foi uma ótima partida para os Leafs que agora vão a Washington enfrentar os Capitals de Alex Ovechkin!
Go Leafs Gooooooo