06/04/2012 – Tampa Bay Lightning @ Toronto Maple Leafs
Com a controversa derrota contra os Sabres no último jogo, os Leafs voltaram ao Air Canada Centre para o último jogo em casa da temporada! O adversário da vez foi o Tampa Bay Lightining, outra equipe já fora da disputa pelos playoffs!
O Tampa Bay vinha de vitória na prorrogação contra o Washington Capitals, onde Steven Stamkos marcou o gol da vitória ajoelhado e de um ângulo muito fechado! Belo gol do jovem atacante e estrela dos Lightining!
No gol a disputa ficou entre Ben Scrivens, goleiro jovem e que tem mostrado seu valor, assim como James Reimer fez na última temporada, e Dwayne Roloson, o veterano goleiro dos Lightning.
O primeiro período começou com os Leafs atacando mais, porém quem abriu o placar foi Martin St. Louis aos 05m49s numa bela troca de passes dos Lightning que acabou com o puck batendo em seus patins e indo para o fundo da rede dos Leafs. Os Leafs empataram pouco depois com Tim Connolly, aos 06m32s, após uma bela jogada de Jake Gardiner que driblou alguns defensores e entregou o puck para Connolly apenas empurrar pro gol aberto.
O jogo continuou disputado no segundo período e quem brilhou foi o goleiro Ben Scrivens que fez 17 defesas no período, entretanto não houve alteração do placar.
No terceiro período, o primeiro a marcar foram novamente os Lightning, com Steven Stamkos aos 08m48s. Stamkos iniciou a jogada, passou o puck e patinou por trás dos defensores dos Leafs ficando muito próximo à trave esquerda de Scrivens, recebeu um belo passe e não titubeou! Marcou o seu gol de número 59 na temporada! Com certeza Stamkos será o artilheiro desta temporada, sem outros jogadores para bater seu feito. Toda a família de Stamkos estava no Air Canada Centre e vibraram muito com o gol! Os Leafs buscaram o ataque e somente aos 17m05s, Jake Gardiner, o defensor novato que vem mostrando cada vez mais e mais atitude e habilidade, além de segurança na defesa, iniciou a jogada, passou por pela primeira linha de defesa e foi en direção ao gol de Roloson, pela lateral do gol, quando ele tentou passar o puck para alguém que estivesse de frente, o puck passou por cima do goleiro e caiu próximo ao taco de Brett Connolly, jogador dos Lightning que fez o favor de empurrar, sem querer, claro, o puck para dentro do gol.
Com o jogo na prorrogação, os Leafs tiveram chances com Jake Gardiner e Phil Kessel, mas Roloson conseguiu defender. Aos 04m01 da prorrogação, os Leafs partem ao ataque com Phaneuf, que passa para Kessel. Kessel chuta mas o puck passa ao lado do gol, volta e encontra Phaneuf sozinho que chutou sem defesa para Roloson, fechando a partida com vitória dos Leafs!
Com essa vitória os Leafs estão classificados em 24º na NHL. O último jogo será em Montreal contra os Canadiens. Uma vitória nos mantém fora dos últimos 5, que disputarão a primeira escolha do draft, mas perder dos Habs não é uma escolha aceitável e não apóio a filosofia de perdermos para termos uma melhor escolhas no draft. Se perdermos tentando ganhar, tudo bem … mas não vamos perder, sem lutar!
GO Leafs GO!!!!
Artigos relacionados
- Toronto Maple Leafs and Steven Stamkos: What Could Have Been (bleacherreport.com)
- Stamkos scores No. 59, but Leafs win in OT (newsok.com)
- Leafs beat Lightning in OT, Stamkos nets 59th goal (cbc.ca)