27/02/2013 – Montréal Canadiens @ Toronto Maple Leafs
Os Leafs começaram o jogo um pouco desligados, tanto que o treinador Randy Carlyle aproveitou uma das pausas [para propagandas] da partida para dar um bronca em seus jogadores. Pouco depois, Frazer McLaren abriu o placar para os Leafs após um ataque veloz realizado por ele e Mike Brown. Os Canadiens responderam três minutos depois, com Alexei Emelin empatando a partida.
No final do primeiro período, Mike Brown deu um tranco em Josh Gorges e o hit foi considerado ilegal pelos árbitros, que expulsaram Brown do jogo e deram 5 minutos de vantagem-numérica (powerplay) para os Habs. Com a vantagem ainda no começo do segundo, Montréal virou o jogo com Max Pacioretty, aos 4:17, aproveitando o rebote de uma bomba de P. K. Subban. Na frente no placar, Montréal passou a pressionar muito, enquanto Toronto se defendia bem na base do instinto e tentando ligar um contra-ataque. Mikhail Grabovski chegou perto do gol de Carey Price e foi derrubado, conseguindo um tiro-livre (penalty shot) – que não foi convertido. Depois da cobrança de Grabovski, os Leafs conseguiram se reencontrar na partida e empataram com Clarke MacArthur.
O terceiro foi parelho durante nove minutos, quando Brendan Gallagher recolocou os Habs na frente no placar e deu mais ânimo para o Montreal. Paccioretty fez mais um para aumentar a vantagem e Brian Gionta acertou o gol vazio dos Leafs para fechar a conta em 5-2 para os Canadiens. Para ter noção de como a coisa tava feia para o lado dos Maple Leafs: em diversos momentos ouviu-se o tradicional canto “Olé Olé Olé” de torcedores dos Canadiens em plena arquibancada do Air Canada Centre.
A próxima partida dos Leafs será amanhã (dia 28) contra o New York Islanders, em Nova Iorque.