14/11/2014 – Pittsburgh Penguins @ Toronto Maple Leafs
Tentando manter a sequência de vitórias os Leafs receberam o Pittsburgh Penguins no Air Canada Centre. Nesta temporada os times já haviam se enfrentado e os Leafs perderam, deixando a primeira linha dos Penguins com seis pontos na partida. Dessa vez foi um pouco diferente.
Os Leafs começaram jogando mal, somente assistindo os Penguins jogarem e fazendo Jonathan Bernier trabalhar muito, com ótimas defesas. Somente após os 12 minutos é que começamos a levar perigo ao gol de Thomas Greiss, mas o primeiro período terminou empatado, sem gols.
No segundo período, os Leafs já jogavam melhor, mas não conseguiam impor seu jogo, nem mesmo nos powerplays. Quem abriu o placar foram os Penguins aos 17m18s com Pascal Dupuis. Mas a partida estava muito parelha e, aparentemente, não seja difícil conseguir reverter o placar, apesar de Greiss estar realizando uma ótima partida.
No terceiro período, a distância no placar aumentou com outro gol de Pascal Dupuis, agora aos 15s de jogo. Os Keafs não se deram por vencidos, foram ao ataque e diminuíram com Cody Franson aos 06m31s. Aliás, Franson vem marcando muitos gols, chutando próximo à Blue line. No final da partida, com ainda mais de dois minutos por jogar, os Leafs ganharam um powerplay que poderia ser a salvação. Também aproveitaram e retiraram Bernier do gol para ficar com 6 jogadores contra 4 dos Penguins. Mas uma defesa com o taco de argolas Greiss frustrou as tentativas dos Leafs de empatar e levar a partida à prorrogação. Resultado: mais uma vitória dos Penguins, mas desta vez numa decisão muito apertada e com a sua primeira linha marca do somente um ponto.
O que também não ajudou é que os Leafs não aproveitaram sequer um dos seis powerplays concedidos pelos aos Penguins! Tudo bem que o time especial de Penalty Killing dos Penguins é o quarto melhor da liga no momento, mas não podemos desperdiçar tantas chances. Segundo o técnico Randy Carlyle, os Leafs ficaram conduzindo o puck por tempo demasiado, ao invés de tentar dar chutes ao gol dos Penguins.
Apesar da derrota, o time jogou bem e talvez tenha respeitado demais seu adversário.
Os Leafs teriam o próximo jogo na noite seguinte, em Buffalo, contra os Sabres.
Go Leafs Gooooo