17/04/2017 – Washington Capitals @ Toronto Maple Leafs – NHL Playoffs 2017 – 1a rodada – Jogo 3
Com a série empatada, o Washington Capitals foi até o Air Canada Centre para o primeiro de dois jogos no Canadá. O Toronto Maple Leafs contava com toda a energia e vibração de sua torcida, a Leafs Nation, para empurrar a equipe e quem sabe, virar a série.
O jogo começou bem melhor para os visitantes, que abriram dois gols de vantagem com Niklas Backstrom e Alexander Ovechkin, fazendo muitos torcedores pensarem que esse jogo já estava decidido, mas os Leafs não se deram por vencidos e começaram a reagir com Auston Matthews aos 14m08s. Foi o primeiro gol da carreira de Matthews nos playoffs, chutando entre dois defensores e ainda aproveitando o rebote.
O segundo período viu os Leafs permitirem dois minutos de powerplay para os Caps com dois jogadores a mais no gelo. Mas a equipe se mostrou bem posicionada e os Capitals não conseguiram se aproveitar deste powerplay e nem de um outro posterior. Infelizmente, Evgeny Kuznetsov marcou mais um para os Capitals aproveitando um rebote de Frederik Andersen e chutando de um ângulo bem fechado, mas vencendo o goleiro dos Leafs. Aos 15m13s, Nazem Kadri, que teve uma noite espetacular, jogando muito fisicamente, chutou e o puck desviou em Niklas Backstrom para diminuir a vantagem do time visitante. Aos 19m20s, foi a vez de William Nylander marcar o gol de empate, também o seu primeiro em playoffs!
Com o jogo empatado, o terceiro período previa muita disputa, mas os Leafs dominaram os Caps durante os 11 primeiros minutos, não deixando o time de Washington sequer chutar ao gol de Andersen. Nesse tempo, Mitch Marner que voltava de uma penalidade, recebeu o puck, podendo partir em break away, mas viu Brayden Holtby sair do gol e conseguir interceptar o puck antes de Marner.
Os goleiros estavam super bem na noite e não deixaram mais ninguém marcar no período regular, inclusive numa tentativa de Kuznetsov, em que Frederik Andersen foi perfeito e salvou com a perna para os Leafs. Com uma penalidade cometida nos últimos 20 segundos de jogo, por Lars Eller, os Leafs iniciaram a prorrogação em vantagem numérica e não desperdiçaram. Aos 1m37s, Tyler Bozak desviou o chute de Nazem Kadri, marcando o gol da vitória e virando a série!
Os Leafs mostraram que não ficaram com a mentalidade de que perderiam a série devido ao time de Washington ter sido a melhor da temporada regular. Auston Matthews chegou a dizer que se a equipe pensasse assim, nem deveria estar nos playoffs!
As equipes voltam ao gelo na quarta-feira, com os Capitals com um enorme peso nas costas, já que se forem derrotados, serão forcados a vencer todos os outros três jogos da série para passar à próxima rodada dos playoffs!
Os Leafs por sua vez, podem focar em melhorar os erros da equipe e continuar com sua estratégia contra o poderoso time dos Caps.
Essa foi a primeira vez desde 1951 que os Leafs foram à prorrogação nos primeiros três jogos dos playoffs!
Go Leafs Gooooooo