16/04/2013 – Toronto Maple Leafs @ Washington Capitals
A seqüência de vitórias, ou de jogos pontuando, terminou para os Leafs. Os Capitals jogaram muito bem e dominaram os Leafs na partida.
O time do Washington Capitals está batalhando para manter a liderança na divisão sudeste, que dá direito hoje, à terceira colocação na conferência leste. Esse fato é tão importante que o Winnipeg Jets está com apenas 4 pontos atrás dos Capitals, ocupando a nona colocação, também muito próximo dos Rangers.
Quanto ao jogo, os Leafs e Capitals demonstraram muita raça e vontade de ganhar, mas aparentemente os Leafs pareciam cansados por terem jogado na noite anterior, na vitória contra os Devils. O time não conseguiu gerar chances claras de gol e, aos 14m27s, Jack Hillen abriu o placar para o time da casa, num chute à distância, que desviou no taco ou nos patins de Nazem Kadri e tirou Ben Scrivens da jogada. Ao final do período houve muita confusão com os jogadores, muito empurra-empurra, etc.
No segundo período os Capitals aumentaram muito a vantagem no placar com gols de Martin Erat aos 05m03s, Troy Brower aos 07m55s e Alexander Ovechkin aos 13m59s. Os Leafs, infelizmente não conseguiram proteger o goleiro Ben Scrivens do ataque doa Capitals. Scrivens não teve muito culpa pelos gols sofridos.
No último período, aparentemente os Leafs acordaram e usaram um pouco do gás que tinham, mas foi tarde demais. Mikhail Grabovski marcou o primeiro dos Leafs aos 03m05s. Depois disso, aos 10m58s, Marcus Johansson fechou o placar com o quinto gol dos Capitals.
Apesar de tudo, os Leafs estão na quinta colocação da conferência leste com 53 pontos, três pontos à frente dos Senators, que estão com um jogo a menos (cancelado contra os Bruins e que será jogado no dia 28 de abril). Portanto ainda temos 1 ponto de vantagem, considerando apenas o sexto colocado na classificação. Se formos comparar com o oitavo e nono colocados, Rangers e Jets respectivamente, que estão com 46 pontos, faltam apenas mais 5 jogos, 6 para os Rangers, o que levaria estes times a, no máximo, 56 ou 58 pontos, ou seja precisamos de apenas mais 4 pontos, sendo que teremos dois jogos contra times que também buscam se garantir nos playoffs (Islanders e Senators). Estes jogos ajudariam os Leafs a decidir a presença nos playoffs!!! Finalmente!!!
Go Leafs Gooooooo