21/12/2013 – Detroit Red Wings @ Toronto Maple Leafs
Numa prévia do NHL Winter Classic, a ser jogado em Michigan, em primeiro de janeiro, os Red Wings foram à Toronto enfrentar os Leafs.
Existe uma rivalidade crescente entre as duas equipes, membros do Original Six (as seis equipes que foram parte do início da NHL).
Os Leafs começaram bem e abriram o placar com Cody Franson aos 07m15s, batendo Jonas Gustavsson, ex-goleiro dos Leafs e que está muito bem nesta temporada. Com a vantagem no placar, os Leafs passaram a deixar os Red Wings tomarem conta do restante do período, e acabaram por perder a liderança no placar. Os Red Wings marcaram com Pavel Datsyuk aos 08m57s, Joakim Andersson aos 13m18s, marcando um gol em wraparound onde James Reimer acabou por desviar o puck para o gol, com seu stick, que estava mal posicionado e com Tomas Jurco aos 18m08s, na segunda falha de Reimer, que achou que havia defendido o puck com o peito, mas o disco acabou por cair entre suas pernas e entrou no gol.
Randy Carlyle somente aguardou o intervalo para substituir James Reimer por Jonathan Bernier. A partir do segundo período os Leafs voltaram melhor e conseguiram pressionar os Red Wings, chegando ao empate com gols de Dion Phaneuf aos 11m45s e de Joffrey Lupul, num powerplay, marcado em um ângulo muito fechado, por baixo do braço esquerdo de Jonas Gustavsson, aos 18m24s. Conseguir empatar a partida trouxe muita energia ao Air Canada Centre e o sentimento era de que no terceiro período poderíamos vencer!
O terceiro período foi disputado e numa jogada onde o puck ficou soltou próximo à linha do gol, vários jogadores disputaram e se embolaram, mas foi David Clarkson que conseguiu empurrar o puck pro gol aos 08m32s. Os Red Wings tentavam a todo custo se manter no ataque e aos 13m44s, Tomas Tatar conseguiu marcar o gol de empate. Antes do final do período, num contra-ataque, os Leafs trocaram passes, deslocaram Gustavsson e passaram para Dion Phaneuf marcar seu seguro gol. Mas o chute de Phaneuf foi milagrosamente defendido por Gustavsson, que se jogou com o taco esticado. O puck bateu no taco e não entrou.
Com o empate no tempo regular, a partida foi para a prorrogação, que terminou sem gols, levando a decisão aos pênaltis. Os Red Wings não haviam vencido nenhuma disputa de pênaltis nesta temporada e isso colocava a pressão sobre eles. James Van Riemsdyk foi o primeiro a chutar pelos Leafs e foi defendido pelo “Monster”. Pelos Red Wings, Daniel Alfredsson, muito vaiado pela torcida dos Leafs, marcou para o time de Detroit. Mason Raymond também foi defendido por Gustavsson e, finalizando a partida, Pavel Datsyuk fez ótimo movimento e marcou para os Red Wings, dando a vitória ao time visitante.
Esse jogo só mostrou que o NHL Winter Classic será épico em primeiro de janeiro!
Go Leafs Gooooooo
Artigos relacionados
- Red Wings beat Leafs, 5-4, in shootout (boston.com)
- Red Wings vs. Maple Leafs: Jonas Gustavsson makes incredible stick save (sbnation.com)
- Red Wings Beat Leafs in Winter Classic Preview (abcnews.go.com)
- Wings beat Leafs in Winter Classic preview (scores.espn.go.com)