24/10/2015 – Toronto Maple Leafs @ Montreal Canadiens
Com a derrota na decisão por pênaltis (shootout) contra o Buffalo Sabres, os Leafs enfrentariam o Montreal Canadiens pela segunda vez na temporada. A primeira foi na abertura da temporada, em Toronto, quando os Leafs sofreram a primeira derrota. Nesta temporada, após oito jogos, os Canadiens ainda não sabem o que é perder um jogo. Ganharam todos os oito jogos e todos eles no tempo regular.
Mais uma vez os Leafs iniciaram a partida com Jonathan Bernier no gol. Na primeira partida da temporada, Bernier sofreu seu primeiro gol, no primeiro chute dos Canadiens, dado por Max Pacioretty. Bernier busca retomar sua confiança e manter seu status como goleiro número 1 dos Leafs.
A partida começou e nem mesmo o fato de ter jogado na noite anterior diminuiu o volume de jogo dos Canadiens que abriram o placar aos 10m53s, em powerplay, com um forte chute de PK Subban. Os Leafs mantiveram um bom controle e também tinham boas chances de empatar, mas que paravam em Carey Price, que teve mais uma noite muito boa e sólida, salvando a equipe de Montreal em muitas oportunidades. Não houveram mais gols no primeiro período, mesmo com os Leafs dando mais chutes ao gol que os Habs (14 a 11).
O segundo período foi bem movimentado e os Leafs tiveram um domínio maior ainda no número de chutes a gol (23 a 11), mas mesmo assim o aproveitamento dos Habs foi melhor. Tudo começou com Lars Eller logo aos 01m54s, se aproveitando de um rebote de Bernier. Aos 02m37s Leo Komarov diminuiu para os Leafs marcando o seu quarto gol da temporada, metade do que havia marcado em toda a temporada passada. Aos 04m24s foi a vez de David Desharnais colocar os Habs com vantagem de dois gols novamente, num gol que, mais uma vez, poderia ter sido defendido por Bernier. Aos 06m36s, James Van Riemsdyk marcou mais um para os Leafs deixando a vantagem dos Habs em apenas um gol. Mas quando os Leafs pensaram que teriam a chance de empatar, num powerplay, um erro na zona neutra deu chance ao time da casa de ampliar a vantagem. Os Habs não desperdiçaram. Aos 15m30s, Max Pacioretty, mais uma vez, vence Jonathan Bernier e coloca os Habs com dois gols de vantagem num gol shorthanded. Ainda antes de terminar o segundo período, num powerplay, os Habs marcam o quinto gol com Brendan Gallagher aos 19m46s.
Aos Leafs somente restou tentar usar o terceiro período para mudar a história da partida e evitar a nona vitória seguida dos Canadiens, mas ao final de 20 minutos, somente produziu um gol, aliás, um belíssimo gol, de Morgan Ariely, que levou o puck ao ataque e bateu forte, por sobre o ombro de Carey Price que, desta vez, estava um pouco fora de posição no gol. No terceiro período foram 15 chutes dos Leafs contra somente 5 dos Habs.
O resultado foi a nona vitória dos Habs na temporada, num início demolidor que demonstra que a equipe é uma das favoritas à Stanley Cup deste ano! E aos Leafs restou marcar a segunda derrota consecutiva contra seu rival divisão.
O próximo jogo dos Leafs é amanhã, em Toronto, contra o Arizona Coyotes, de Dylan Strome!
Go Leafs Go